sexta-feira, abril 7

Sobre selvageria, civilização, tormentos e liberdade

Antes que seja tarde…
Bom fim de semana!



" Eu me perdi, na selva de pedra"

Titãs, Homem primata

" Homem, verás que são frutos próprios do Homem

A mágoa que o atormenta e os males que o consomem; "

Lysis, discípulo de Pitágoras



" Como um corcel indômito, que eriça as crinas, escarva o chão, e se debate impetuosamente à simples aproximação do freio ao passo que um cavalo domesticado sofre pacientemente o chicote e a espora, o homem "selvagem" não se dobra ao jugo que o homem civilizado suporta sem murmurar, prefere a mais tempestuosa liberdade a uma submissão tranqüila. "


" Quando os vejo (os selvagens) sacrificar os prazeres do repouso, a riqueza, o poder e a própria vida à conservação do único bem tão desdenhado por aqueles (civilizados) que o perderam ; quando vejo animais nascidos livres, e abominando o cativeiro, quebrarem a cabeça contra as grades da prisão; quando vejo multidões de "selvagens" completamente nus desprezarem as voluptuosidades, e encarar a fome, o fogo, o ferro e a morte, para não conservar senão sua independência, sinto que não compete a escravos raciocinar sobre a liberdade "


" O homem selvagem e o homem civilizado diferem de tal modo no fundo do coração e nas inclinações, que o que faz a felicidade suprema de um, reduziria o outro ao desespero. O primeiro só respira repouso e liberdade; só quer viver e desfrutar ócio. Ao contrário, o cidadão, civilizado, sempre ativo, cansa-se, agita-se, atormenta-se sem cessar para buscar ocupações ainda mais laboriosas; trabalha até à morte e renuncia à vida para adquirir a "imortalidade". Faz a corte aos grandes que odeia, e aos ricos que despreza; nada poupa para obter a honra de os servir; gaba-se orgulhosamente de sua baixeza e de sua proteção; e vaidoso da sua escravidão, fala com desdém daqueles que não tem a "honra" de a partilhar. "


J.J Rouseau, Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens


Liberdade

do Lat. libertate
s. f.,

    faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa;

    gozo dos direitos do homem livre;independência;autonomia; permissão;ousadia;

    (no pl. ) regalias;

    (no pl. ) privilégios;

    (no pl. ) imunidades.

    - de consciência: direito de emitir opiniões religiosas e políticas que se julguem verdadeiras;

    - de imprensa: direito concedido à publicação de algo sem necessidade de qualquer autorização ou censura prévia, mas sujeito à lei, em caso de abuso;

- individual: garantia que qualquer cidadão possui de não ser impedido de exercer e usufruir dos seus direitos, excepto em casos previstos por lei.

Fonte: Dicionário on line Priberan


http://amantesdasabedoria.blogspot.com

Nenhum comentário: