quinta-feira, abril 20

Como Tirar Proveito dos Seus Inimigos

Todas as coisas, mesmo as que parecem inicialmente totalmente ruins, tem seu lado bom.
Abraço


" A água do mar é pouco potável e tem um gosto ruim; mas sustenta os peixes, favorece os trajetos em todos os sentidos, é uma via de acesso e um veículo para aqueles que a utilizam. O fogo queima quem o toca; mas fornece luz e calor, serve a uma infinidade de usos para aqueles que sabem utilizá-lo. Examina igualmente teu inimigo: esta criatura, de um outro lado, nociva e intratável, não dá, de alguma maneira, ensejo de ser útil? Não pode prestar-se a algum uso particular? "



" Visto que hoje a amizade só eleva fracamente voz, quando se trata de falar com franqueza, e que, verbosa na lisonja, é silenciosa os conselhos, é da boca de nossos inimigos que, às vezes, é preciso ouvir a verdade"



" Da mesma maneira que os abutres são atraídos pelo odor das caças pútridas, mas não sentem o odor dos corpos sãos e vigorosos, assim, também as partes de nossa vida que são doentias, fracas, afetadas atraem nosso inimigo; de fato, os que nos demonstram aversão investem contra elas a passos largos, tomando-as de assalto e despedaçam-nas. Isso obriga a viver com cautela, a prestar atenção em si, a nada fazer nem nada dizer estouvada e irrefletidamente."


PLUTARCO, Como Tirar Proveito dos Seus Inimigos

2 comentários:

Thiago disse...

oi carlos,

este livro do plutarco vale realmente a pena? melhor, vou refazer a minha pergunta: li por aí que o livro trata do uso da astúcia para fins éticos. me lembrei então de kierkegaard, que é um bom exemplo de como o engano, a astúcia e a manipulação podem conduzir ao caminho da verdade. é essa mais ou menos a ideia de plutarco? ele indica alguma coisa nessa direção?

abraços,
Thiago.

Anônimo disse...

adorei, sou amante da sabedoria, fiel a ela em todos os sentidos....adoro plutarco e assim como alexandre nos vem na forma de herói e invencivel, tambem me vem a sensação que ele bebia mais que um soldado germanico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é o lado b das pessoas, o lado que os historiadores escondem em prol de nos encantar, de elevar homens de carne e osso aos ceus do mito, da adoração, da idolatria, bem, pra mim é valido, minhas esperanças se baseiam nesses herois, nessas historias......abraço