sexta-feira, março 31

Sapere aude !

Nem só de pão vive o homem…
Abraços e um ótimo fim de semana!


" Como vale a pena viver agora! Em vez da monótona labuta de procurar peixe junto aos barcos de pesca, temos uma razão para estar vivos! Podemos subtrair-nos à ignorância, podemos encontrar-nos como criaturas excelentes, inteligentes e hábeis. Podemos ser livres! Podemos aprender a voar ! "

Richard Bach, Fernão Capelo Gaivota



" Esclarecimento significa a saída do homem de sua minoridade, pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. É a si próprio que se deve atribuir essa minoridade, uma vez que ela não resulta da falta de entendimento, mas da falta de resolução e de coragem necessárias para utilizar seu entendimento sem a tutela de outro. Sapere Aude! 1 Tenha a coragem de te servir de teu próprio entendimento, tal é portanto a divisa do Esclarecimento. "

" Um homem pode, sem dúvida, no que diz respeito a sua pessoa, e mesmo então, somente por algum tempo, retardar o seu Esclarecimento; mas renunciar a ele, seja em caráter pessoal, e ainda mais para a seus descendentes, significa lesar os direitos sagrados da humanidade, e pisar-lhe em cima. "



Immanuel Kant, O que é o esclarecimento?

(1) "Ousa saber!" Horácio, Epistulae, livro 1, carta 2, verso 40.

http://amantesdasabedoria.blogspot.com

Nenhum comentário: