quarta-feira, julho 20

A coragem e a vergonha


"Eu tenho a maldição da razão"

Martin Page

Da obra: Como me tornei estúpido



" Sou mesmo de opinião que, em breve, haveria necessidade de uma nova argila e de um novo Prometeu (1). Sou eu quem a providencia, mantendo os homens na ignorância, na irreflexão, no esquecimento dos males passados e na esperança de um futuro melhor. Misturando minhas doçuras com as da volúpia, eu amenizo o
rigor do seu destino."


" Duas coisas, sobretudo, impedem que o homem saiba ao certo o que deve fazer: uma é a vergonha, que cega a inteligência e arrefece a coragem; outra é o medo, que, indicando o perigo, obriga a preferir a inércia à ação. (…) Raros são os que sabem que, para fazer fortuna, é preciso não ter vergonha de nada e arriscar tudo"

Erasmo Rotterdamn
Da obra: Elogio da Loucura



(1) Diz a mitologia que Prometeu fez o corpo humano com argila e o animou com o fogo roubado do céu.

Nenhum comentário: