quarta-feira, dezembro 6

Mais de metade da riqueza mundial nas mãos de 2%

Nada de novo... Mas será que isso já não te incomoda?

Abraço,

Estudo do Instituto Mundial de Investigação indica que a riqueza está na América do Norte, Europa, Ásia e Pacífico.

De acordo com um estudo, realizado por um instituto de desenvolvimento das Nações Unidas (ONU) e divulgado esta quarta-feira, mais de metade da riqueza mundial, incluindo propriedades e activos financeiros, está nas mãos de apenas 2% dos adultos do planeta. Para além de os rendimentos globais estarem distribuídos de forma desigual, a distribuição da riqueza é ainda mais distorcida, indica o estudo do Instituto Mundial de Investigação sobre a Economia do Desenvolvimento, da Universidade das Nações Unidas.

«A riqueza está fortemente concentrada na América do Norte, na Europa e nos países de elevados rendimentos da Ásia e do Pacífico. Os habitantes desses países detêm juntos quase 90% do total da riqueza do planeta», revelou o estudo.

O instituto, com sede em Helsínquia, afirmou que o estudo era o primeiro com dimensão mundial sobre esta questão, para a qual há poucos dados disponíveis. «Calculamos que os 2% dos adultos mais ricos do mundo possuem mais da metade da riqueza global enquanto os 50% mais pobres detêm 1%», disse Anthony Shorrocks, director do instituto.

Shorrocks comparou o quadro a uma situação em que num grupo de 10 pessoas, uma teria 99 dólares, enquanto as restantes possuiriam apenas 1 dólar.

Fonte: TVI

Nenhum comentário: