sexta-feira, outubro 31

O homem faz-se!

"o homem nada mais é do que o seu projeto; só existe na medida em que se realiza; não é nada além do conjunto de seus atos, nada mais que sua vida."

A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo.

"O homem faz-se; ele não está pronto logo de início; ele se constrói escolhendo a sua moral; e a pressão das circunstâncias é tal que ele não pode deixar de escolher uma moral."

Aqueles que dissimularem perante si mesmos a sua total liberdade, com exigências da seriedade ou com desculpas deterministas, eu os chamarei de covardes; os outros, que tentarem demonstrar que sua existência era necessária, quando ela é a própria contingência do aparecimento do homem sobre a terra, eu os chamarei de canalhas.”

Antes de alguém viver, a vida, em si mesma, não é nada; é quem a vive que deve dar-lhe um sentido; e o valor nada mais é do que esse sentido escolhido. “

É preciso que o homem se reencontre e se convença de que nada pode salvá-lo dele próprio, nem mesmo uma prova válida da existência de Deus."

Sartre, O existencialismo é um humanismo?

quarta-feira, outubro 29

Sociedades tribais?

“No que diz respeito à religião, propriamente, o universalismo da moderna mensagem cristã tende a obscurecer um fato óbvio sobre o ensino religioso: que ele quase sempre enfatiza a diferença entre os do grupo e os que não são do grupo: nós contra eles; israelitas e filisteus; judeus e gentios; redimidos e condenados; crentes e pagãos; arianos e atanasianos; católicos e ortodoxos; protestantes e católicos; hindus e muçulmanos; sunitas e xiita.  A religião ensina a seus adeptos que eles são a raça eleita e que seus rivais são idiotas consumados, quando não subumanos. Nada há de especialmente surpreendente nisso, dada à origem da maioria das religiões, cultos sitiados em sociedades tribais.

 

Matt Ridley, As origens da virtude

 

 

quinta-feira, outubro 23

Um Baile de máscaras

Agora, abra os olhos.
Sinta a angústia de suas escolhas pesando sob seus ombros.
Encare o espelho e veja os sulcos cavados em seu rosto pelo tempo impiedoso
Eles são como que leitos secos dos rios de lágrimas já derramadas.
Às vezes é difícil encontrar porquês para dar mais um passo.
Então chore como Heráclito ou ria como Demócrito da sua condição humana.
Perceba o fluxo inexorável de nossas paixões que nos conduzem
e no entanto, nos deixam acreditar que conduzimos.
Somos tão pequenos!
Comprimidos entre infinitos
Controlados pelo tempo
Limitados pelo espaço
Qual é o tamanho do universo?
Quantos universos existem em apenas uma gota?
Quantas gerações antes e quantas por vir?
A vida é um baile de máscaras.
Então, porque você não finge que é feliz?