sexta-feira, novembro 10

Documentários / Indicação

Pessoal,

Acho que boa informação é sempre bem vinda. Principalmente quando oferece subsídios para aprimorarmos nossa visão e opinião sobre coisas relevantes que estão acontecendo a todo o momento a nossa volta, mas que, por conta da correria do dia-a-dia, nem sempre damos a devida atenção. Assisti na última semana a esses dois documentários e acredito que a informação, embora não nova para muitos, seja muito útil.

Que possamos fazer uso prático das informações apresentadas. Que possamos usá-las para melhorar nossa atitude e dar nossa pequena, porém fundamental, melhoria para qualidade do mundo em que vivemos.

Abraço,

The Corporation

Sinopse


The Corporation denuncia muitas irregularidades e apresenta diversas vitórias contra essa instituição que se diz invencível.

Cento e cinqüenta anos atrás, as corporações eram pequenas instituições de pouco valor. Hoje elas exercem uma forte influência no dia a dia de nossas vidas. Assim como o Comunismo, a Igreja e a Monarquia em outras épocas, a Corporação tornou-se uma instituição poderosa e capaz de influenciar a história através dos tempos. Neste complexo e divertido documentário, o diretor Mark Achbar e o escritor e roteirista Joel Bakan mostram as repercussões da hegemonia das corporações na sociedade e na vida das pessoas. Documentário inspirado no best-seller de Joel Bakan (
The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power) sobre os poderes das grandes corporações no mundo contemporâneo, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além do Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore. Prêmio do público no Sundance Film Festival de 2004.

Uma verdade incoveniente

Sinopse


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.