sexta-feira, fevereiro 3

Um golpe de sorte


Pessoal,

Estarei me ausentando do convívio de vocês durante o mês de Fevereiro, quando estarei desfrutando das minha férias… espero reencontrá-los bem e com saúde quando retornar no início de Março. Quero aproveitar e agradecer, mais uma vez, o convívio, direto ou não, com todos vocês e o privilégio que é, simplesmente, estar vivo …

Até a volta!


" No todo, acredita-se que uns 2 mil asteróides grandes o suficiente para pôr em risco a vida civilizada cruzem regularmente a órbita da Terra. Mas, mesmo um asteróide pequeno, do tamanho de uma casa digamos, poderia destruir uma cidade. O número desses asteróides menores em órbitas que cruzam a da Terra é quase certamente de centenas de milhares, e possivelmente de milhões, e eles são quase impossíveis de se rastrear…"


" Constitui uma curiosidade da física que, quanto maior uma estrela, maior a velocidade com que ela queima. Se nosso sol tivesse uma massa maior, teria se exaurido após 10 milhões de anos, em vez de 10 bilhões de anos, e não estaríamos aqui agora. Também temos sorte de orbitar à distância. Se orbitássemos muito mais perto do sol, tudo na Terra teria se evaporado. Se orbitássemos muito mais longe,tudo teria se congelado… "


" O espaço está repleto de raios cósmicos perigosos que, na ausência da proteção magnética da Terra, atravessariam nossos corpos, deixando grande parte de nosso DNA em frangalhos.."




"Sem a influência estabilizadora da Lua, a Terra oscilaria como um pião prestes a parar,com conseqüências imprevisíveis para o clima. A influência gravitacional a Lua mantém aTerra girando na velocidade e no ângulo certos para proporcionar o tipo de estabilidade necessária ao longo do bem sucedido desenvolvimento da vida."


"Talvez uma forma mais eficaz de visualizar quão recentes somoscomo parte de um quadro de 4,5 bilhões de anos de história da Terra, seja você abrir os braços ao máximo e imaginar essa extensão como sendo a história. Nessa escala, a distância das pontas dos dedos de uma mão até o pulso da outra é o período antes da existência de vida. Toda vida complexa estaria compreendida em apenas uma mão e, de um só golpe, com um lixa de unha de granulação média, você pode erradicar a história humana…"



" Estamos tão habituados à noção de nossa própria inevitabilidade como a espécie dominante de vida que é difícil compreender que estamos aqui somente devido a choques extraterrestres oportunos e outros eventos aleatórios. A única coisa que temos em comum com todos os seres vivos é que, por quase 4 bilhões de anos, nossos ancestrais conseguiram transpor uma série de portas que
se fechavam sempre que se tornou necessário. Os seres humanos estão hoje aqui porque nenhuma linhagem específica nunca se rompeu nem uma vez em qualquer bilhões de momentos que poderiam ter nos apagado da história. "


"Tendemos a ignorar o pensamento de que a vida simplesmente existe. Como seres humanos, estamos propensos a achar que ela precisa de um objetivo. Temos planos aspirações e desejos. Queremos aproveitar o máximo a existência embriagante de que fomos dotados. Mas o que é a vida para um simples musgo? Todavia, seu impulso de existir, por "ser", é tão forte quanto o nosso, possivelmente até mais forte. Como quase todo ser vivo, eles sofrerão qualquer adversidade, agüentarão qualquer insulto, por um momento de existência adicional . A vida, em suma, simplesmente deseja ser. Mas, eis um ponto interessante: em geral não deseja ser muita coisa…"


"Apesar de todo o esforço para se formarem e se preservarem, as espécies entram em colapso e morrem bastante rotineiramente, e quanto mais complexa se tornam, mais rápido parecem se exitinguir. O que talvez seja um dos motivos pelas quais grande parte da vida não é tão ambiciosa..."

Bill Bryson, Breve História de quase Tudo


http://amantesdasabedoria.blogspot.com