sexta-feira, janeiro 27

O mundo é de quem não sente

Tenham um ótimo fim de semana,
Abraços,


 

"Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo não se satisfaz o seu apetite."

Eclesiastes 6;7

O MUNDO É DE QUEM NÃO SENTE
Fernando Pessoa

O mundo é de quem não sente. A condição essencial para ser um homem prático é a ausência de sensibilidade. A qualidade principal na prática da vida é aquela que conduz a ação. Há duas coisas que estorvam a ação: a sensibilidade e o pensamento analítico, que não é, afinal, mais que o pensamento com sensibilidade. Toda ação é, por sua natureza, a projeção da personalidade sobre o mundo externo, e como o mundo externo é em grande e principal parte composto por seres humanos, segue que essa projeção é essencialmente o atravessarmo-nos no caminho alheio, o estorvar, ferir, e esmagar os outros, conforme nosso modo de agir.

Para agir é, pois, preciso que não nos importemos com facilidade às personalidades alheias, suas dores ou alegrias. Quem simpatiza pára. O homem de ação considera o mundo externo como composto exclusivamente de matéria inerte: ou inerte em si mesma, como uma pedra sobre a qual pisa ou que afasta do caminho; ou inerte como um ser humano que, não lhe podendo resistir, tanto faz que fosse homem ou pedra, pois, tal qual pedra, afasta e passa por cima.

O exemplo máximo do homem prático, porque reúne a extrema concentração da ação com sua extrema importância, é a do estratégico. Toda a vida é guerra, e a batalha é, pois, a síntese da vida. O estratégico é um homem que joga com vidas como o jogador de xadrez com peças de jogo. Que seria do estratégico se pensasse que cada lance do seu jogo põe noite em mil lares e mágoa em três mil corações? Que seria do mundo se fôssemos humanos? Se o homem sentisse deveras, não haveria civilização. (...)

Todo o homem de ação é essencialmente animado e otimista porque quem não sente é feliz. Conhece-se um homem de ação por nunca estar mal disposto. Quem trabalha embora esteja mal disposto é um subsidiário da ação; pode ser na vida, na grande generalidade da vida, um guarda livros como eu sou na particularidade dela. O que não pode ser é um regente de coisas ou de homens. À regência pertence a insensibilidade. Governa quem é alegre porque para ser triste é preciso sentir. (...)

(...) São todos homens de ação: chefes industriais e comerciais, políticos, homens de guerra, idealistas religiosos e sociais, grandes poetas e grandes artistas, mulheres famosas, crianças que fazem o que querem. Manda quem não sente. Vence quem pensa só o que precisa para vencer. O resto, que é a vaga humanidade geral, amorfa, sensível, imaginativa, e frágil, é não mais que o pano de fundo contra o qual se destacam estas figuras da cena até que a peça de fantoches acabe   e o fundo-chato de quadrados sobre o qual se erguem as peças de xadrez seja recolhido pelo “Grande Jogador” que, iludindo a reportagem com uma dupla personalidade, joga, entretendo-se, sempre contra si mesmo.


Trecho do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, fragmento 303.


sexta-feira, janeiro 13

Vertigem ...



Tenha um ótimo fim de semana
Grande abraço !


" As estrelas visíveis a olho nu perfazem apenas uma diminuta fração de todas as estrelas.

Vemos cerca de cinco mil delas, ou seja, somente 0,0001%  de todas as estrelas apenas de nossa galáxia, a via láctea.

A própria Via Láctea não é senão uma, entre mais de cem bilhões de galáxias que podem ser vistas com telescópios modernos - cada galáxia contém, em média, umas cem bilhões de estrelas. Se uma estrela fosse um grão de sal, seria possível colocar todas as estrelas visíveis a olho nu em uma colher de chá, mas todas as estrelas do universo encheriam uma bola de mais de doze quilômetros de largura"

Stephen Hawking, Uma Nova História do Tempo



"Pois, enfim, o que é o homem na natureza?

Um nada em relação ao infinito, tudo em relação

ao nada: um meio entre nada e tudo. Infinitamente

afastado de compreender os extremos; o fim das coisas

e o seu princípio estão para ele invencivelmente ocultos

num segredo impenetrável; igualmente incapaz

de ver o nada de onde foi tirado e o infinito que o absorve"

Pascal, Pensamentos




 "E se, finalmente, pudésseis observar, do mundo da lua, como fez Menipo,

as inúmeras agitações dos mortais, decerto acreditaríeis estar vendo uma

densa nuvem de moscas ou de pernilongos brigando, insidiando-se,

guerreando-se, invejando-se, espoliando-se, enganando-se, copulando,

nascendo, envelhecendo e morrendo. Não podeis sequer imaginar

os horrores e as revoluções com que enche a Terra

esse animalzinho tão pequeno e de tão pouca duração,

que vulgarmente se chama homem”

Erasmo Rotterdam, Elogio da Loucura


sexta-feira, janeiro 6

O Milagre da vida


Agradecendo por ter, simplesmente, conseguido estar aqui …  Abraços e aproveitem as horas do seu fim de semana! 



"(...) Para você estar aqui agora, trilhões de átomos agitados tiveram que se reunir de uma maneira intrincada e intrigantemente providencial a fim de criá-lo. Nos próximos anos (esperamos), essas partículas minúsculas se dedicarão totalmente aos bilhões de esforços jeitosos e cooperativos necessários para mantê-lo intacto e deixá-lo experimentar o estado "agradabilíssimo",  mas ao qual não damos o devido valor,  conhecido como existência. Por que os átomos se dão a esse trabalho é um enigma. (...) No entanto, durante sua existência, eles responderão a um só impulso dominante: fazer com que você seja você.  A má notícia é que os átomos são volúveis e seu tempo de dedicação é bem passageiro. Mesmo uma vida humana longa dura apenas cerca de 650 mil horas. E quando esse marco modesto é atingido, ou algum outro ponto próximo, por motivos desconhecidos , os seus átomos vão "desligar" você;

silenciosamente se separarão e passarão a ser outras coisas.

Aí você já era."

(...)


"Por mais complexa que seja, no nível químico a vida é curiosamente trivial: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, um pouco de cálcio, uma pitada de enxofre, umas partículas de outros elementos bem comuns (nada que você não encontre em uma farmácia próxima) e isso é tudo que você precisa.

 A única coisa especial nos átomos que o constituem é constituírem você.

É o milagre da vida!"

Bill, Bryson, Breve História de Quase tudo