sexta-feira, julho 29

Quimeras

Um ótimo fim de semana!
Abraços,



" Seu passo precisa vencer esse aclive; se manterá firme, suportará todos os acontecimentos, não só pacientemente, mas com prazer; saberá que toda a dificuldade na vida é o efeito de uma lei da natureza e, como um bravo soldado, suportará seus ferimentos, contará suas cicatrizes e, transpassado pelos dardos, morrerá amando a causa por quem caiu"

Sêneca

De Vita Beata



"Todos viemos ao mundo cheios de pretensões de felicidade e prazer, e as conservamos com insensata esperança de fazê-las valer, até o momento que o destino nos aferra bruscamente e nos mostra que nada é nosso, mas tudo é dele, uma vez que ele detêm o direito incontestável não apenas sobre nossas posses e nossos ganhos, mas também sobre nossos braços e nossas pernas, nossos olhos e nossos ouvidos, e até mesmo sobre nosso nariz no centro do rosto. A experiência vem em seguida e nos ensina que a felicidade e o prazer não passam de uma quimera, mostrada a distância por uma ilusão, enquanto o sofrimento e a dor são reais e manifestam-se diretamente por si sós, sem a necessidade da ilusão e da espera. Se seu ensinamento se mostra frutífero, deixamos de buscar a felicidade e o prazer e passamos a nos preocupar apenas em fugir ao máximo do sofrimento e da dor"

Schopenhauer

Arte de ser feliz

quinta-feira, julho 28

Minhas manhãs de chumbo


Minhas manhãs de chumbo

Nas manhãs de chumbo
O brado dos barcos devoradores de gente
Dão para aqueles que vão, mas não sabem por quê,
O tom  para mais um dia que começa.
Vagam na cadência das marés, sob o chicote da pressa,
Vazios de expressão e cheios de sonhos.
Prisioneiros da rotina, que a exemplo dos seus pais,
Aprenderam a cultivar e agora dependem...
Trazem em suas bolsas e carteiras, além de suas identidades funcionais,
Dinheiro, lembranças dos parvos prazeres gozados no fim de semana,
Planos, ilusões sobre sua importância no mundo,
Remédio para dor de cabeça e uma dose de esperança para usar nos momentos de desespero.
Quem sabe a vida não muda amanhã?
O comandante da nau agradece a preferência.
Como se houvesse escolha para eles...

 

terça-feira, julho 26

Indiferentes



“Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.”

Einstein



Indiferentes

Somos indiferentes
Nem bons nem maus
Apenas indiferentes
Julgamos os outros pelo que possuem
Não pelo que são.
Dentro de nossas roupas
escondemos a alma humana
Indiferentes...
Usando-se mutuamente como meio
Com inúmeros conhecidos e raros amigos
Esbarrando-se nas ruas como formigas operárias
Apontando falhas alheias, procurando culpados,
ressentindo-se de nossas mazelas e
suportando mais um dia com nossos braços cruzados
Somos iguais em nossa indiferença, pois afinal,
tanto faz ...


Abraços,
Carlos Santanna

segunda-feira, julho 25

A realidade das coisas


" Se eu tivesse cem línguas e cem bocas,
E férrea voz, em vão de tantos tolos
As espécies contar eu poderia,
E de tanta tolice os vários nomes"

Virgílio, Eneida




" A ignorância tem, pois, dois grandes privilégios:
um, que consiste em estar em perfeito acordo com
o amor-próprio, e outro, que consiste em trazer em
si a maior parte do gênero humano"


"É uma grande extravagância querer fazer consistir a felicidade
do homem na realidade das coisas, quando essa realidade depende
exclusivamente da opinião que se tem dela"


Erasmo de Rotterdam

Da obra: Elogio da Loucura

quarta-feira, julho 20

A coragem e a vergonha


"Eu tenho a maldição da razão"

Martin Page

Da obra: Como me tornei estúpido



" Sou mesmo de opinião que, em breve, haveria necessidade de uma nova argila e de um novo Prometeu (1). Sou eu quem a providencia, mantendo os homens na ignorância, na irreflexão, no esquecimento dos males passados e na esperança de um futuro melhor. Misturando minhas doçuras com as da volúpia, eu amenizo o
rigor do seu destino."


" Duas coisas, sobretudo, impedem que o homem saiba ao certo o que deve fazer: uma é a vergonha, que cega a inteligência e arrefece a coragem; outra é o medo, que, indicando o perigo, obriga a preferir a inércia à ação. (…) Raros são os que sabem que, para fazer fortuna, é preciso não ter vergonha de nada e arriscar tudo"

Erasmo Rotterdamn
Da obra: Elogio da Loucura



(1) Diz a mitologia que Prometeu fez o corpo humano com argila e o animou com o fogo roubado do céu.

segunda-feira, julho 18

O valor da filosofia


( ...) O valor da filosofia, na realidade, deve ser buscado, em grande medida, na sua própria incerteza. O homem que não tem algumas noções de filosofia caminha pela vida afora preso a preconceitos derivados do senso comum, das crenças habituais de sua época e do seu país, e das convicções que cresceram no seu espírito sem a cooperação ou o consentimento de uma razão deliberada. Para tal homem o mundo tende a tornar-se finito, definido, óbvio; para ele os objetos habituais não levantam problemas e as possibilidades infamiliares são desdenhosamente rejeitadas. Quando começamos a filosofar, pelo contrário, imediatamente nos damos conta (como vimos nos primeiros capítulos deste livro) de que até as coisas mais ordinárias conduzem a problemas para os quais somente respostas muito incompletas podem ser dadas. A filosofia, apesar de incapaz de nos dizer com certeza qual é a verdadeira resposta para as dúvidas que ela própria levanta, é capaz de sugerir numerosas possibilidades que ampliam nossos pensamentos, livrando-os da tirania do hábito. Desta maneira, embora diminua nosso sentimento de certeza com relação ao que as coisas são, aumenta em muito nosso conhecimento a respeito do que as coisas podem ser; ela remove o dogmatismo um tanto arrogante daqueles que nunca chegaram a empreender viagens nas regiões da dúvida libertadora; e vivifica nosso sentimento de admiração, ao mostrar as coisas familiares num determinado aspecto não familiar.

Além de sua utilidade ao mostrar insuspeitas possibilidades, a filosofia tem um valor talvez seu principal valor por causa da grandeza dos objetos que ela contempla, e da liberdade proveniente da visão rigorosa e pessoal resultante de sua contemplação. A vida do homem reduzido ao instinto encerra-se no círculo de seus interesses particulares; a família e os amigos podem ser incluídos, mas o resto do mundo para ele não conta, exceto na medida em que ele pode ajudar ou impedir o que surge dentro do círculo dos desejos instintivos. Em tal vida existe alguma coisa que é febril e limitada, em comparação com a qual a vida filosófica é serena e livre. Situado em meio de um mundo poderoso e vasto que mais cedo ou mais tarde deverá deitar nosso mundo privado em ruínas, o mundo privado dos interesses instintivos é muito pequeno. A não ser que ampliemos nosso interesse de maneira a incluir todo o mundo externo, ficaremos como uma guarnição numa praça sitiada, sabendo que o inimigo não a deixará fugir e que a capitulação final é inevitável. Não há paz em tal vida, mas uma luta contínua entre a insistência do desejo e a impotência da vontade. De uma maneira ou de outra, se pretendemos uma vida grande e livre, devemos escapar desta prisão e desta luta. (...)

 Autor: Bertrand Russell / Tradução: Jaimir Conte


Vivendo na retranca






" O homem é um deus quando sonha,
Um mendigo quando reflete "

Holderlin, poeta



" [...] Ousar o novo, tentar o não tentado, pensar o impensável é a fonte de toda mudança, de todo avanço e da ambição individual de viver melhor. Viver na retranca, sem esperança, sem aventura, não leva ao desastre, é verdade, mas também não leva a nada. Pior: leva ao nada da resignação amarga e acomodada que é a morte em vida: niilismo entediado, Inertee absurdo do cadáver adiado que procria"

Eduardo Giannetti

Da obra: Auto Engano, pág. 153

sexta-feira, julho 15

Você tem certeza?

Só sei que nada sei…

Abraço,



"Os homens simplificam o mundo pela linguagem e pelo pensamento,

e assim eles têm certezas; e ter certeza é a mais poderosa volúpia

neste mundo, muito mais poderosa que o dinheiro, o sexo e o poder reunidos.

A renúncia a uma verdadeira inteligência é o preço a pagar por ter certezas. "

Martin Page

Como me tornei estúpido




" Convicção é a crença de estar, em algum ponto do conhecimento, na posse da verdade incondicionada.(...) Não é o combate das opiniões que tornou a história tão violenta, mas o combate das crenças nas opiniões, isto é, das convicções. Se, entretanto, todos aqueles que faziam uma idéia tão alta de sua convicção lhe ofereciam sacrifícios de toda espécie e não poupavam honra, corpo e vida para servi-la houvessem dedicado apenas a metade de sua força a investigar com que direito aderiam a esta ou aquela convicção e por que caminho haviam chegado a ela: que aspecto pacífico teria a história da humanidade! "

" Há alguns basta, sobre um assunto, encontrar em geral uma hipótese, e depois são fogo e flama por ela e pensam que com isso tudo està feito. Ter uma opinião já significa, pare eles, fanatizar-se por ela e daí em diante guardá-la no coração como convicção"

Nietzsche

Humano, demasiado humano

quinta-feira, julho 14

Tão involuntária quanto a transpiração

Quantas vezes você já mentiu hoje?

Abraços,

"Nós estamos tão acostumados a nos disfarçar dos outros

que acabamos nos disfarçando de nós mesmos"

La Rochefoucauld





" Quantas intenções viciosas há assim que embarcam,
a meio caminho, numa frase inocente e pura! Chega
a fazer suspeitar que a mentira é muitas vezes
tão involuntária quanto a transpiração"

Machado de Assis
Da obra: Dom Casmurro


 


quarta-feira, julho 13

A Vida de David Gale


" Viver de desejos não traz a felicidade.
O verdadeiro significado do ser humano é a luta para viver por idéias e ideais. E não medir a vida pelo que obtiverem em termos de desejos, mas pelos momentos de integridade, compaixão, racionalidade e até auto-sacrifício. Porque no final, a única forma de medir o significado de nossas vidas é valorizando a vida dos outros...."

Do filme: A Vida de David Gale, com Kevin Spacey


" Nunca paramos de investigar.
Nunca nos satisfazemos com o que sabemos.
Mal encontramos resposta para uma pergunta, formulamos logo outra.
Esse é o maior truque da nossa espécie para continuar a sobreviver."
(...) Quando o ambiente não varia, o nosso instinto exploratório estagna"

Desmond Morris
Da obra: O Macaco Nu





terça-feira, julho 12

Pequeno ensaio sobre o auto-engano


 

O Auto-Engano faz parte da nossa natureza.

Embora paradoxal, são várias as ocasiões que acreditamos nas mentiras que contamos para nós mesmos: estamos sempre certos, traduzimos positivamente emoções ou lembranças que possam macular a nossa auto-imagem como forma de evitarmos sofrimento e, não raro, superestimamos nossas qualidades.

Como já dizia Aristóteles: "Ninguém é bom juiz em causa própria (A Política)".

Percebi que é preciso auto-engano para que possamos ousar buscar nossos sonhos. A sincera auto-ilusão de que, apesar de todos os pesares, existe a chance de alcançarmos o inimaginável (mesmo que esta chance seja mais um engano) é que, freqüentemente, nos empurra ladeira acima em direção à busca da realização.

O verbo sonhar permeia nosso caminho na Terra.
O que nos falta é justamente uma suposta "tolice"…

Falta-nos talvez, "tolice" ou "inocência" para sermos auto-enganados com respeito às dificuldades que nos separam dos nossos desejos e seguir em frente. Talvez isso, simplesmente, nos fizesse mais felizes. Felizes agora! Felizes simplesmente por estar trilhando um caminho em direção ao sonho.

Porque afinal de contas, pode ser que, ao acreditar nas realidades da vida, possamos estar também nos auto-enganando...

Abraços,

Carlos Santanna

 


segunda-feira, julho 11

Nada é mais repugnante que a maioria !

" Nada é mais repugnante que a maioria; pois ela consiste em uns poucos antecessores vigorosos, marotos que se acomodaram, em fracos que se assimilaram e na massa que vaga pela noite sem ter a mais mínima noção do que se quer"

Goethe

Obra: Máximas e reflexões


" Assim, é um perigo seguir os passos daqueles que estão à frente; e como todos preferem acreditar em vez de pensar, nunca pensamos sobre a vida, sempre acreditamos, e nós rolamos e caímos no abismo por causa do erro que passa de um para outro"



"(...)Com efeito, nada representa pior mal para nós que nos regularmos pelo rumor público, com a idéia de que o melhor é o que é recebido pela opinião geral, de tormarmos por modelo a maioria e de vivermos, não segundo a razão, mas por espírito de imitação"

Sêneca

Da obra: Sobre a vida feliz

Sempre em guarda contra si próprio

Amigos, não é estranho achar que estamos certos SEMPRE?

Abraços,


"O amor próprio é o maior dos aduladores"

La Rochefoucauld


" Não caluniar, não adular, não queixar-se, não acusar, não falar de si próprio como se fosse alguma coisa, são sinais certos de que um homem progride na sabedoria. O homem que se encontra em tais circunstâncias vence os obstáculos que se lhe apresentam; se elogiado, ri-se do elogio às ocultas, e, se repreendido, não faz a sua própria defesa; pelo contrário, como os convalescentes, experimenta as forças e treme ao receio de uma recaída no começo da cura, quando a sua saúde não está ainda inteiramente fortalecida. Dominou os desejos de todo o gênero, e só odeia as coisas que contrariam a natureza do que de nós depende; adota para tudo um ar de submissão;não se entristece, quando o dizem simples e ignorante. Numa palavra, está sempre em guarda contra si próprio, como contra um homem que lhe prepara constantes ciladas e é o seu pior inimigo. "


Epicteto,
Máximas

O burguês

“Quem tem um por quê viver suporta quase sempre o como viver.”

Friedrich Nietzsche



" O burguês, como um estado sempre presente da vida humana, não é outra coisa senão a tentativa de uma transigência, a tentativa de um equilibrado meio termo entre os inumeráveis extremos e pares opostos da conduta humana. (...) O homem tem a possibilidade de entregar-se por completo a vida espiritual (...). Também tem, por outro lado, a possibilidade de entregar-se inteiramente à vida dos instintos, aos anseios da carne, e dirigir seus esforços no sentido de satisfazer os prazeres momentâneos.

Viver intensamente só se consegue à custa do eu. Mas o burguês não aprecia nada tanto quanto o seu eu (um eu na verdade rudimentarmente desenvolvido). (...) À custa da intensidade, consegue, pois, a subsistência e a segurança; em lugar da posse de Deus cultiva a tranquilidade da consciência.; em lugar do prazer, a satisfação; em lugar da liberdade, a comodidade; em lugar dos ardores mortais, uma temperatura agradável. O burguês é, pois, segundo sua natureza, uma criatura de impulsos vitais muito débeis e angustiosos, temeroso de qualquer entrega de si mesma, fácil de governar. Por isso, colocou em lugar do poder a maioria, em lugar da autoridade, a lei, em lugar da responsabilidade as eleições."


Heraman Hesse

Da obra: O Lobo da Estepe

sábado, julho 9

Domados para sempre?


" Assemelhamo-nos aos elefantes capturados, que por muitos dias estrepitam horrivelmente e lutam até perceberem que isso é inútil e, então, subitamente amansados, ofereçem o pescoço ao jugo, domados para sempre"

Schopenhauer
A arte de ser feliz

"A maioria dos homens que vivem e nogociam todos os dias, todas as horas, forçadamente e sem na realidade querê-lo; fazem visitas, mantêm conversações, sentam-se durante horas inteiras em seus escritórios e fábricas, tudo 'a força, mecanicamente, sem vontade; tudo poderia ser realizado com a mesma perfeição por máquinas ou não se realizar; e essa mecânica eternamente continuada é o que lhes impede, assim como a mim, de exercer a crítica de sua própria vida, reconhecer e sentir sua estupidez e superficialidade, sua desesperada tristeza e solidão"

Hermann Hesse
O Lobo da Estepe